Hoje em dia existe muita confusão sobre qual é a mensagem do evangelho. Se perguntarmos para cinco pessoas diferentes, é muito provável que tenhamos cinco respostas diferentes.

O evangelho é o fundamento da fé cristã e, portanto, o modo que definimos o evangelho irá definir toda a fé cristã. Como você entende a mensagem do evangelho irá determinar como você vive e o que você entende ser o seu propósito no mundo. Irá definir, também, o que você entende ser o propósito da igreja.

QUAL A MENSAGEM DO EVANGELHO?

Quando criança, eu ouvi que esta era a mensagem do evangelho:



Para quem não conhece, cada cor representava um aspecto da mensagem evangelística. Se você já teve contato com a mensagem do evangelho, talvez por outros meios, provavelmente ouviu algo do tipo: 
  • Você é um pecador
  • Você irá para o inferno
  • Você precisa de um Salvador
  • Você precisa aceitar Jesus
Claro que isto é verdade e pode ser justificado biblicamente. Mas será que esta mensagem reflete o evangelho em sua integridade? 

Para entendermos o que é o evangelho, precisamos buscar no Novo Testamento como os discípulos usavam esta palavra e como o evangelho foi proclamado por eles.

DEFININDO EVANGELHO

Os escritores do Novo Testamento não inventaram esta palavra. Eles usaram uma palavra que era muito conhecida em no seu tempo e pela cultura dominante da região. Evangelho é derivado da palavra grega euangelion. Esta palavra é uma combinação de duas outras palavras: eu (bom, boa) e angelion (mensagem). De uma forma simplificada, evangelho significa boa mensagem ou boas novas, como alguns traduzem para o português. 

Na antiguidade, esta palavra não era usada para qualquer tipo de boa nova. Ela tinha um uso muito específico: ela era usada quando um novo emperador havia nascido ou ascendido ao trono. Quando um novo César era empossado, o evangelho pronunciado era: César é Senhor! Esta mensagem era proclamada por todo Império Romano. Quando alguém entrava em uma cidade sob o domínio Romano, e era questionado sobre a sua submissão ao império, ele declarava o evangelho romano: César é Senhor!

Cézar Augusto
A estátua de Augusto na Via dei Fori Imperiali. Foto por Itto Ogami

Este era o uso comum da palavra evangelho, mas escritores do Novo Testamento redefiniram o uso da palavra e lhe deram um novo propósito, assim como fizeram com outras palavras e expressões políticas greco-romanas como: igreja (Ekklēsia), não há salvação em nenhum outro exceto Augusto, e não há outro nome dado aos homens em que eles possam ser salvos (familiar, não?), “Filho de Deus”, “Rei dos Reis”, “Salvador do Mundo”, “Príncipe da Paz, “Senhor de Todos”, etc. O movimento original dos Cristãos foi um ataque ao culto de César. Era o reino de Cristo e, como tal, rivalizava com o reino de César.

O SIGNIFICADO CRISTÃO PARA EVANGELHO

Existe um texto onde Paulo explica claramente qual a mensagem do evangelho cristão de acordo com o ensino dos apóstolos. Ela se encontra em 1 Coríntios 15:1-28.

1 Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. 2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

Aqui temos Paulo dizendo que ele irá repetir a mensagem do evangelho que ele pregou aos coríntios.

3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado...

O primeiro ponto que vemos Paulo trazer é A MORTE DE JESUS.

... e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e apareceu a Pedro e depois aos Doze. 6 Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 7 Depois apareceu a Tiago e, então, a todos os apóstolos; 8 depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo.

O segundo ponto é A RESSURREIÇÃO DE JESUS. Ele conta quantos foram testemunhas desta ressurreição, e que alguns destes ainda estão vivos, mas outros não. Nos versículos de 9-11, Paulo defende seu apostolado, porque havia alguns que estavam questionando sua legitimidade.

Nos versículos 12-19, Paulo descreve a natureza da ressurreição. Na antiguidade havia um debate acirrado sobre a ressurreição. Alguns não acreditavam nesta possibilidade e Paulo achou necessário tocar no assunto. Não somente é possível, como Jesus ressuscitou, e se isto não fosse verdade, ainda estaríamos em nossos pecados, e portanto, não teríamos nenhuma esperança. Tudo isto é um parêntese na mensagem principal sobre a mensagem do evangelho. Ele então volta à mensagem da ressurreição:

20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dentre aqueles que dormiram. 21 Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. 22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. 23 Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. 

Então chegamos no ápice de sua mensagem:

24 Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 26 O último inimigo a ser destruído é a morte. 27 Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo. 28 Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Este texto está descrevendo O SENHORIO DE JESUS: depois da ressurreição ELE SUBIU AO PAI e todas as coisas, TUDO, foi sujeitado ao seu Senhorio.

Observe o que Paulo NÃO ESTÁ DIZENDO. Nesta apresentação do evangelho ele não fala sobre o inferno. Ele não fala sobre o céu. Ele não fala sobre arrependimento. Sobre o que ele fala? A morte de Jesus pelos nossos pecados, sua ressurreição, e a ascensão e senhorio de Jesus sobre todas as coisas.

Para Paulo, esta é boa nova: A morte, ressurreição, ascensão, e Senhorio de Jesus sobre todas as coisas. 

Este é o único lugar onde alguém dá a descrição do evangelho tão abrangente. Em Romanos, Paulo também fala sobre o evangelho de forma mais sucinta:

1 Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, 3 acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4 e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. (Romanos 1:1-4)

Vamos examinar agora como este evangelho foi pregado pelos apóstolos. No livro de Atos, tanto Paulo quanto Pedro, em diferentes momentos pregaram o evangelho apresentando a à diferentes ouvintes, que responderam com fé em Jesus.

A pergunta é: Qual a mensagem que eles pregaram?

São Paulo
Pintura por Rafael, “São Paulo Pregando em Atenas”, ca. 1515 (foto: Domínio Público)


O EVANGELHO PROCLAMADO PELOS APÓSTOLOS

Podemos encontrar 6 proclamações do evangelho no livro de Atos, capítulos 2, 3, 4, 10, 13 e 17.

Vamos examinar quantas vezes cada um dos conceitos abaixo foram mencionados na apresentação do evangelho feita pelos apóstolos:

  • Inferno: 0 
  • Céu: 0
  • Pecado: 1 
  • A Vida de Jesus: 4
  • A Morte de Jesus: 9
  • A Ressurreição de Jesus: 15
  • O Senhorio de Jesus: 10

Na apresentação do evangelho, encontramos uma mensagem semelhante à apresentada por Paulo em 1 Coríntios 15 e em Romanos 1.

A mensagem do evangelho, assim como foi apresentada pelos apóstolos em todo o Novo Testamento, era centrada na vida, morte, ressurreição e senhorio de Jesus. Estas eram as boas novas.

OS QUATRO EVANGELHOS

Na primeira página do Novo Testamento podemos encontrar estas palavras: O evangelho segundo Mateus. A igreja primitiva se referia aos primeiros quatro livros do Novo Testamento como Evangelhos.

Qual a mensagem destes livros? Eles falam sobre a vida, morte, ressurreição, e Senhorio de Jesus Cristo. O Novo Testamento não pode ser mais claro.

QUAL A MENSAGEM DO EVANGELHO?

Resumindo o evangelho de maneira bem sucinta, podemos defini-lo como:

JESUS - A pessoa histórica, nascida em Belém, de Nazaré, Judeu que viveu durante o império Romano, carpinteiro e filho de José e Maria.

CRISTO - Que é a tradução grega para a palavra hebraica Messias. O que isto quer dizer? Ele é aquele que foi prometido no Velho Testamento, aquele que cumpriu os propósitos de Israel, que tornou os desígnios de Deus para Israel realidade, ele é o escolhido que foi profetizado por Isaías que tomou sobre si os pecados do mundo e que foi morto pelas nossas transgressões.

É - Ele não era, mas é. Ele está vivo, pois foi ressuscitado.

SENHOR - Rei e Senhor de todas as coisas.
Esta é a mensagem do Evangelho apresentada pelos apóstolos, e por causa dela, quase todos foram mortos. Esta era uma confrontação direta contra o evangelho romano. O evangelho romano diz que César é Senhor, mas os cristãos se recusaram a aceitar isto e declaravam que JESUS CRISTO É SENHOR. Ele está reinando sobre toda a criação. A ele declaravam a sua submissão. Esta era a boa nova!

A RESPOSTA AO EVANGELHO

Nos tempos do Novo Testamento, a declaração do evangelho Romano exigia uma resposta. As pessoas precisavam declarar a sua submissão ao senhorio de César e viver de acordo com seus desígnios. Igualmente, o evangelho de Cristo também exige uma resposta:

Atos 2:36-38

36 “Portanto, que todo o Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo”. 37 Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos?” 38 Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

A confusão acontece porque as pessoas confundem o evangelho com a resposta ao evangelho.

O evangelho é Jesus Cristo é Senhor! Mas a nossa resposta ao ouvir o evangelho é: arrependimento, confissão pecados, batismo, fé, etc.


E então, COMO VOCÊ VAI RESPONDER???

Antonio Ciseri, "Ecce Homo" - Pilatos apresentando Jesus flagelado ao povo de Jerusalém, 1871 (foto: domínio público)